Your Cart

Como ter intimidade com Deus

A intimidade com Deus está disponível para você. É tão acessível a você quanto as promessas de Deus. E o convite de Deus para você desfrutar de uma comunhão íntima com ele é aquilo que está colocando sua fé à prova mais do que qualquer outra coisa ( Tiago 1:2–4 ).

O Coração da Intimidade

Intimidade é o que chamamos de experiência de realmente conhecer e ser conhecido por outra pessoa. Frequentemente usamos a linguagem espacial ao descrever essa experiência. Um amigo íntimo é alguém de quem nos sentimos muito próximos ; eles nos conhecem em um nível profundo . Se acontecer algo que prejudique a intimidade com nosso amigo, ele se sente distante de nós. Ou uma pessoa que não nos conhece intimamente nos conhece superficialmente .

Mas é claro que a intimidade não é espacial, mas relacional. Todos nós sabemos o que é estar sentado ao lado de uma pessoa de quem nos sentimos distantes e podemos nos sentir próximos de uma pessoa que está a seis mil quilômetros de distância.

O que nos faz sentir íntimos de outra pessoa? Embora existam muitos ingredientes para a intimidade e cada relacionamento íntimo que temos tenha uma receita diferente, comum a todos eles é a confiança. Não podemos ter intimidade com uma pessoa em quem não confiamos.

A confiança está no centro da intimidade. Quanto mais confiamos em alguém, mais perto deixamos que cheguem até nós. O grau em que a confiança é comprometida em um relacionamento é o grau em que a intimidade evapora.

“O conhecimento bíblico é muito melhor do que ouro quando alimenta nossa confiança em Deus. Caso contrário, isso apenas alimenta nosso orgulho.”

O coração da intimidade com Deus

Isso é tão verdadeiro em nosso relacionamento com Deus quanto em nossos relacionamentos com outros seres humanos. Nossa experiência da proximidade ou distância de Deus não é uma descrição de sua proximidade real de nós, mas de nossa experiência de intimidade com ele. As Escrituras nos mostram que Deus é íntimo daqueles que confiam nele. Quanto mais confiamos em Deus, mais intimamente o conhecemos. Sentir uma distância de Deus geralmente se deve a uma quebra de confiança, como um pecado ou desapontamento.

Esta realidade é de vital importância para entender. Como cristãos, queremos experimentar intimidade com Deus. Com o salmista dizemos: “para mim é bom estar perto de Deus” ( Salmos 73:28 ). E queremos atender à exortação de Tiago e cumprir sua promessa: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” ( Tiago 4:8 ). Mas podemos buscar essa proximidade de maneiras que não a produzem.

Intimidade é mais que conhecimento

Um erro comum é pensar que a proximidade com Deus pode ser alcançada por meio do acúmulo de conhecimento. Agora, é claro, para conhecer Deus intimamente, devemos saber coisas cruciais sobre Deus. Jesus disse: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” ( João 8:32 ) e apontou que muitos adoram o que não conhecem ( João 4:22 ).

Mas nunca na história da igreja cristã tanto conhecimento teológico esteve disponível para tantas pessoas como hoje. A igreja no Brasil e muitos outros lugares do mundo desfrutam da maior quantidade dessa abundância. Estamos repletos de traduções da Bíblia, bons livros, artigos perspicazes, sermões gravados, entrevistas, filmes, documentários, músicas e muito mais. Estamos vivendo em período muito bom, por isso é justo que sejamos muito gratos.

Nos tempos atuais “há muito poucos Enoques”, santos que andam com Deus de uma maneira profundamente íntima ( Gênesis 5:24 ; Hebreus 11:5 ). Por que? Porque conhecimento não é sinônimo de confiança. É por isso que Jesus disse aos líderes religiosos de sua época, alguns que possuíam um conhecimento enciclopédico das Escrituras,

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida. ( João 5:39–40 )

O conhecimento bíblico é muito melhor do que o ouro quando alimenta nossa confiança em Deus, porque alimenta nossa intimidade com Deus ( Salmos 19:10 ). Mas quando o conhecimento bíblico substitui nossa confiança em Deus, ele apenas alimenta nosso orgulho ( 1 Coríntios 8:1 ).

Por que experiências específica falham

Outro erro comum é tentar alcançar a intimidade com Deus por meio de experiências específicas subjetivas. Podemos chamá-la de abordagem do “Campo dos Sonhos”: se construirmos o ambiente certo, Deus “virá”.

Alguns buscam isso em ambientes litúrgicos elevados projetados para inspirar uma experiência de transcendência e mistério. Outros o perseguem em eventos de adoração contemporâneos planejados para o inspirar. Outros buscam avivamentos, pensando que a proximidade com o poder de Deus resultará em proximidade com Deus. Se realmente confiarmos Nele, tais ambientes podem encorajar nossa intimidade com Deus. Mas nenhum deles possui inerentemente o poder de conjurar a proximidade de Deus conosco.

Como nos aproximamos de Deus

O segredo para se aproximar de Deus e fazer com que ele se aproxime de nós é revelado claramente na Bíblia: nós nos aproximamos de Deus pela fé em Cristo, o único que nos dá acesso a ele (Hebreus 4: 14–16 ; 7:25 ; Filipenses 3:9 ), e colocamos nossa confiança em todas as “suas preciosas e mui grandes promessas” que encontram seu Sim para nós em Cristo ( 2 Pedro 1:4 ; 2 Coríntios 1:20 ).

Deus se impressiona com nossa fé, não com nossos feitos. Onde falta fé, ele não se agrada com a quantidade de nosso conhecimento ou com a qualidade de nossos eventos estéticos.

E sem fé é impossível agradá-lo, pois quem quer se aproximar de Deus deve acreditar que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. ( Hebreus 11:6 )

Quando Deus vê alguém cujo coração confia plenamente em suas promessas e vive por elas, Deus passa a apoiar fortemente esse santo ( 2 Crônicas 16:9 ) e se manifesta a ele:

“Quem tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. ( João 14:21 )

O convite de Deus à intimidade

Deus quer intimidade com você. Cristo fez todo o trabalho duro na cruz para tornar isso possível. Tudo o que ele exige é que você acredite nele ( João 14:1 ). Ele quer que você confie nele de todo o coração ( Provérbios 3:5 ).

O que significa que o convite dele para você desfrutar de intimidade com ele são as providências em sua vida que estão testando sua fé mais do que qualquer outra coisa.

É provável que seja um convite que sua carne deseja recusar. Mas, ao ler sua Bíblia, a grande nuvem de testemunhas ( Hebreus 12:1 ) não concorda com Tiago e Pedro que o maior teste de fé é o caminho para a maior alegria ( Tiago 1:2–4 ; 1 Pedro 1 :8–9 )? E eles não concordam com Paulo que não vale a pena comparar com a alegria de conhecer a Cristo e a glória vindoura ( Filipenses 3:8 ; Romanos 8:18 )?

A intimidade com Deus geralmente ocorre nos lugares onde mais devemos confiar nele. O céu na terra é a alegria inexprimível e a paz que excede o entendimento que vem da confiança total em Deus ( Filipenses 4:6–7 ). Pois, como disse o antigo escritor de hinos, “aqueles que confiam nele totalmente o consideram totalmente verdadeiro”.

Compatilhar:
Compatilhar:

Confira também nosso projeto

Oração é a Resposta

Oração é a Resposta

Compartilhe:

Conheça nosso site: www.emcristo.com. Postamos toda semana uma nova mensagem.

Veja também

Artigos

A oração e a medicina

Estudos: Os benefícios da oração Vivo na firme convicção pessoal de que a oração, além de ser saudável, cria as circunstâncias que estabelecem o fundamento

Ver Mais »
Artigos

Rejeitando a Realidade

Realidade, de acordo com o Cambridge Dictionary, é “o estado das coisas como elas são, e não como elas são imaginadas”e se baseia na verdade.

Ver Mais »