Your Cart

A oração e a medicina

Estudos: Os benefícios da oração

Vivo na firme convicção pessoal de que a oração, além de ser saudável, cria as circunstâncias que estabelecem o fundamento adequado para a cura. Por isso, devo confessar que estou fascinado com a pesquisa sobre os efeitos da oração em pacientes cardíacos realizada pelo meu admirável colega californiano, o cardiologista Randolph Byrd , que teve a coragem de estudar 393 pacientes na Unidade Coronariana do Hospital Geral .de São Francisco.

Em seu estudo ele pôde observar que aqueles pacientes aos quais foram dirigidas orações e preces evoluíram significativamente melhor do que aqueles que não foram incluídos nesta “terapia”, conforme foi publicado no Southern Medical Journal . O mesmo ocorreu em pesquisa realizada pelo American Heart Institute no Kansas (EUA) e publicada no Archives of Internal Medicine  em 990 pacientes. Este trabalho revelou recuperações surpreendentes, com internações mais curtas em pacientes confiados às orações. Resultados semelhantes são refletidos em outro estudo conduzido pelo Rabin Medical Center (Israel) e publicado no British Medical Journal.. Confirma que a oração produz mudanças significativas na evolução da doença, a tal ponto que repetir a oração ajuda a relaxar, ao mesmo tempo em que reduz a pressão arterial e as taxas metabólicas, cardíacas e respiratórias.

A Oração e a Medicina

Sem dúvida, a oração marca com sua influência nossas ações e comportamentos, a tal ponto que as pessoas que têm o hábito de rezar vivem com mais paz interior, manifestam uma atitude serena e refletem uma nova expressão em seus rostos. No fundo da sua consciência brilha uma luz: «Rezar significa dirigir o coração a Deus; quando uma pessoa reza, estabelece uma relação viva com ele».

Quando praticamos a oração começamos a nos descobrir, a cultivar um sentimento ético, de solidariedade com os mais fracos. Descobrimos nosso egoísmo, nossa vaidade e nossas loucuras. Bem compreendida, a oração é uma atividade madura, indispensável para o desenvolvimento complexo da personalidade e para a integração das faculdades mais profundas do ser humano. Precisamente através da oração podemos alcançar a harmonia e a unificação de “corpo, mente e espírito”, que é o que dá à frágil constituição humana sua força invencível. Estudos do Dr. Targ Fisher, sobrinha do mestre de xadrez, graduada em Stanford e professora de psiquiatria na Universidade da Califórnia, San Francisco, também destacou o papel positivo da espiritualidade no processo da cura.

«Rezar significa dirigir o coração a Deus; quando uma pessoa reza, estabelece uma relação viva com ele».

Neste sentido, como médico pude observar doentes dementes e desesperados para todo tipo de terapias libertando-se de doenças e sofrimentos graças à sua dedicação à oração. Muitos pacientes descobriram que a oração lhes fornece uma corrente contínua de poder que os mantém inalteráveis ​​em suas vidas diárias.

Recordo todos os dias o funeral do meu pai (+ 97 anos), porque fiquei agradavelmente surpreendido quando o meu querido José María García, o melhor jornalista desportivo da história, me disse: «Manuel, terei sempre o teu pai nas minhas orações » . Essa mensagem influenciou muito a minha vida e hoje tenho que revelar um segredo: José María superou uma grave doença graças às suas orações. Ninguém melhor do que ele sabe que “a fé move montanhas”.

Por outro lado, uma das experiências que mais me chamou a atenção durante a minha vida profissional é de um paciente “ateu” que sente que chegou a hora de morrer e implora ao seu médico que chame um padre para lhe dar a extrema-unção. No último minuto ele se converte a Cristo, creio que Deus o aceitou no Reino dos Céus.

A oração nos introduz na dimensão sobrenatural de Deus. Isso também foi confirmado pelo Dr. David Larson , um oncologista de radiação da Universidade de Harvard e autor de mais de 200 artigos científicos. De acordo com os estudos de Larson, “cultivar a comunicação com Deus renova nosso estado de espírito e muda nossa atitude em relação à doença” .

Neste sentido, vem-me à memória Albert Einstein , Prémio Nobel da Física, que afirmou: «Existem duas formas de viver uma vida: a primeira é pensar que nada é um milagre; a segunda, que tudo é um milagre. Mas o que eu tenho certeza é que Deus existe .

Pessoalmente, não tenho dúvidas sobre isso. A oração é um esforço do homem para chegar a Deus. Quando, por meio de fervorosa oração, nos voltamos para Ele, experimentamos uma melhora tanto na alma quanto no corpo

As evidências científicas acima mencionadas e verificadas pelo meu convertido favorito, Alexis Carrel , Prêmio Nobel de Medicina, a oração é uma força tão real quanto a rotação da Terra. “É uma emanação invisível do espírito do homem, que é a forma mais poderosa que o homem pode gerar . ” Se você adquirir esse hábito “mudará sua vida”.Em outras palavras: a verdadeira oração molda a vida e a verdadeira vida requer oração.

Conclusão: Eu definitivamente, pretendo apenas contribuir com todos os aspectos filosóficos, espirituais e éticos construindo as bases das inovações farmacológicas, biomédicas e biotecnológicas, que são os pilares do poder de curar. Com uma visão baseada em evidências científicas, escrevo sobre isso neste artigo.

O poder da oração pode ser compatível com a arte da medicina e configurar o arsenal terapêutico que constitui a solidez do grande médico. Porque, como diria Gandhi , “quando todos te abandonam, Deus fica com você” .

Compatilhar:
Compatilhar:

Confira também nosso projeto

Oração é a Resposta

Oração é a Resposta

Compartilhe:

Conheça nosso site: www.emcristo.com. Postamos toda semana uma nova mensagem.

Veja também

Artigos

A oração e a medicina

Estudos: Os benefícios da oração Vivo na firme convicção pessoal de que a oração, além de ser saudável, cria as circunstâncias que estabelecem o fundamento

Ver Mais »
Artigos

Rejeitando a Realidade

Realidade, de acordo com o Cambridge Dictionary, é “o estado das coisas como elas são, e não como elas são imaginadas”e se baseia na verdade.

Ver Mais »